rafaelsantosNapoli – Il Santos ha annunicato sul proprio sito ufficiale il trasferimento di Rafael al Napoli. Il portiere ha anche partecipato ad una conferenza stampa organizzata per salutare i tifosi brasiliani. Ecco il comunicato apparso sul portale del club sudamericano:

“O goleiro Rafael teve sua transferência para o Napoli, da Itália, acertada pelo Santos FC. Revelado no próprio Peixe, o camisa 1 atuou com a camisa alvinegra por 194 jogos, sofreu 208 gols e obteve uma excelente média de apenas 1,07 gols por partida.

Rafael chegou ao Santos FC no final de 2006, para fazer parte do time Juvenil (Sub-17). Hoje, aos 23 anos, o goleiro tem seu nome registrado na história do Clube, muito em função dos títulos conquistados. Ao todo, foram seis: Copa Libertadores 2011, Campeonato Paulista 2010, 2011 e 2012, Copa do Brasil 2010 e Recopa Sul-Americana 2012.

O camisa 1 chegou ao time profissional do Alvinegro Praiano em 2009. Naquele ano, quando já era destaque, sofreu uma grave fratura na perna direita, numa dividida com o zagueiro Domingos, ficando afastando por quatro meses.

Sua estreia, enfim, ocorreu em 2010, no amistoso com o Red Bull New York, nos Estados Unidos, jogando o segundo tempo da partida. Em jogos oficiais, o primeiro jogo (já como titular) foi em 2 de junho de 2010, na partida contra o Cruzeiro, no Mineirão. De lá para cá, foi o goleiro principal do time, inclusive na final da Copa do Brasil daquele ano.

Na Libertadores 2011, foi um dos grandes destaques, sobretudo no jogo contra o America do México, pelas oitavas de final, para muitos o jogo decisivo do Santos FC. Foi o goleiro mais jovem a conquistar uma Libertadores, aos 21 anos.

Por suas boas atuações, o ‘Muralha da Vila’ chegou à Seleção Brasileira. O goleiro foi até convocado por Mano Menezes para a Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres. No entanto, foi cortado devido a uma lesão em um treino às vésperas da estreia da competição. 

Na base, Rafael foi campeão do Paulista Sub-20, do Torneio Internacional de Turim e da Porto Seguro Cup, todos na temporada 2008.”